Herbário

O HERBÁRIO VIC /UFV/DBV, fundado em 1930, é oficialmente registrado no Index Herbariorum, sob a sigla VIC e, juntamente com os outros onze herbários do Estado, integra a Rede Mineira de Herbários. Possui acervo de cerca de 48.000 exemplares de plantas de diversos grupos sendo o terceiro no Estado de Minas Gerais, em número de espécimes.

Apresenta importância ímpar devido ao valor histórico das coleções de botânicos famosos, como Agnes Chase, Howard S. Irwin e J. G. Kuhlmann; há coleções raras, como a de tipos nomenclaturais, e coleções mais recentes oriundas de trabalhos desenvolvidos em diversos ecossistemas brasileiros. O Herbário VIC oferece subsídio ao ensino, pesquisa e extensão, através da identificação de espécimes vegetais; visitas didáticas e científicas; documentação do material botânico empregado em pesquisas; fonte de informações sobre a ocorrência e distribuição geográfica das espécies; e fonte de material e documentação de pesquisas realizadas em diversas áreas.

Além da sala do acervo (200 m2), com armários modulares, o Herbário possui uma sala de preparação de material, sala de curadoria, sala de informatização, laboratório de Sistemática Vegetal, almoxarifado e biblioteca setorial.

A informatização do Herbário VIC teve início em 2010, com aprovação do projeto Biota Minas/FAPEMIG, utilizando o programa Brahms e encontra-se em andamento. Os espécimes informatizados encontram-se a disposição no site do CRIA, SpeciesLink.

O Herbário VIC é cadastrado como espaço-ciência na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV, e recebe quase 1000 visitantes por ano, incluindo alunos de escolas de ensino médio e fundamental, universidades, faculdades particulares e pesquisadores.

No mesmo prédio do Herbário VIC funcionam o Laboratório de Sistemática Vegetal e salas de docentes, de pós-graduandos, de usuários do herbário e a sala de aula onde são ministradas as disciplinas de Sistemática Vegetal.